terça-feira, 2 de novembro de 2010

Chá de Casa Nova

 De casa pronta é hora de comemorar... e melhor ainda se você ganhar uns presentinhos não é? A dica é o tal Chá de Casa Nova, Chá de Panela ou de Cozinha, como queiram!... É uma espécie de Open House, onde você tem a oportunidade de chamar os amigos para conhecerem sua nova casa, descontrair e relaxar um pouco da canseira da mudança e de quebra completar o que falta na sua casa e principalmente na cozinha! Olha só as dicas para organizar a inauguração da sua casa!

Onde fazer? 
O legal é fazer na sua casa nova, afinal de contas é a mudança que está sendo comemorada. Mas também vale reunir o pessoal no salão de festas do prédio ou no jardim da casa. Se ficar complicado, uma outra dica é realizar o chá na casa dos seus pais ou sogros, dando uma conotação de despedida daquele lugar.
O que servir? 
Geralmente os chás iniciam na metade da tarde e se estendem até a noite. A festa pode começar com chás, sucos, biscoitos, cupcakes e sanduichinhos. Quando a noite chegar você pode servir um prato quente no esquema de mini porção. Rodadas de pizza pode ser uma opção bem prática  e bem gostoso. Para a noite você também pode incluir as bebidas alcoólicas no cardápio.
E o convite? 
Pode ser enviado por e-mail. Faça alusão à sua mudança e aproveite para convidar os amigos a fazerem visitas. Quer mandar pelo Correio? Que tal enviar dentro de uma caixinha de papelão, lembrando aquelas que usamos para fazer mudanças? Veja algumas dicas de convites:





O que pedir? 

Nada muito caro. Nesse tipo de comemoração os presentes servem para ajudar quem nunca morou sozinha e está montando sua casa. Acessórios de cozinha costumam ser os mais pedidos: espátulas, faças, avental, toalhas, panos de prato e cia são os mais indicados. Eletrodomésticos e móveis estão mais para presente de casamento do que de um modesto chá. Abaixo segue uma lista que pode ser adaptada de acordo com o que você ainda não em.

Utensílios domésticos
- Abridor de lata
- Saca-rolhas
- Assadeiras
- Bicos de confeiteiro
- Bandejas
- Cesto de lixo para cozinha
- Cesto de lixo para banheiro
- Coador de café
- Colheres de pau
- Conchas
- Corta-queijo
- Descansos de panela
- Escada dobrável para cozinha
- Escorredor de arroz
- Escorredor de pratos
- Escumadeira
- Espremedor de batatas
- Formas para bolo
- Galheteiro
- Garrafas de vidro para água
- Garrafas térmicas
- Lixeira para pia
- Porta-sabão
- Porta-temperos
- Potes para mantimentos
- Quebra-nozes
- Rodo
- Rodo pequeno para pia
- Sacos de lixo em tamanhos variados
- Tábuas para queijo e carne
- Tuppeware
- Vassouras

Eletrodomésticos
- Batedeira
- Cafeteira
- Centrífuga
- Espremedor de frutas
- Ferro de passar roupa
- Ferro portátil
- Grill
- Liquidificador
- Forno elétrico
- Microondas
- Processador
- Raclette elétrica
- Sanduicheira
- Tostador de pão
- Torradeira
- Mixer
- Fritanela
- Aspirador de pó
- Secador
- Aquecedor

Decoração

 - Castiçais
- Porta-retratos
- Vasos
- Vaso solitário
- Centro de mesa
- Relógio
- Luminária
- Jogo de damas
- Quadros
- Bombonier
- Figuras de cristal
- Pesos para porta e para papel
- Revisteiro

Móveis e itens para casa
Dormitório:
- Cama de casal
- Criado-mudo
- Poltrona
- Guarda-roupa
- Cabideiro
- Abajour
- Tapete
- Travesseiros com visco elástico
- Roupas de cama
- Cortinas

Sala de estar:
- Sofá-cama
- Estante
- Mesa lateral
- Mesa de centro
- Abajour
- Puff
- Tapete
- Esteira para braço do sofá
- Almofadas com visco elástico
- Manta para estofado
- Cortinas de pano

Banheiro:
- Espelho
- Saboneteira
- Tapete anti-derrapante
- Cortina para box
- Roupas de banho

Cozinha:
- Mesa com cadeiras
- Armários
- Bancada
- Persianas

Área de serviço:
- Mesa para passar roupa
- Armários
- Cabideiro
- Varal de teto
- Varal de chão

E se formos morar juntos e só depois nos casarmos, posso fazer um Chá de Panela antes do casamento? 
Vale a regrinha do bom senso: duas festas com praticamente os mesmos convidados e pedindo mais presentes pode pegar mal.  Se você tiver lista de presentes no casamento, então, fica ainda mais chato. Se você fez um chá de casa nova quando se mudou e pouco tempo depois decidiu casar, que tal investir em um Chá de Lingerie, Chá Bar ou numa despedida de solteira bem divertida? Se não abrir mão do Chá de Panela uma idéia é promover a festa, mas pedir de presente as receitas mais amadas pelas convidadas para você montar seu livrinho particular.

Preciso dar lembrancinha? 
O chá de casa nova é bem informal, por isso lembrancinhas não são obrigatórias. Se quiser fazer um mimo para as amigas vai uma dica: dê a cada uma das suas amigas convidadas uma pequena chave de ferro, daquelas antigas com um laço bem bonito e um cartãozinho acompanhando o presente dizendo que a partir daquele momento elas estavam convidadas a te visitarem sempre que quisessem e que sua casa está aberta para elas. A chave é um símbolo dessa hospitalidade.

Espero que tenha ajudado. Divirta-se e curta bastante a inauguração do seu novo Lar doce Lar!

6 comentários:

Jeferson e Caroline disse...

OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE EU POÇO COLOCAR EM CADA CONVITE DE CHÁ DE CASA NOVA UMA OPÇÃO DE PRESENTE QUE EU QUERO. OBRIGADA

KarinneMotta disse...

Até pode... embora eu ache meio pretensioso, mas DE FORMA ALGUMA esqueça de escrever "Sugestão de presente", ou pode fazer o que acho mais elegante que é uma lista com todos os presentes que vocês querem e passar essa lista pelas mãos dos seus convidados antecipadamente para que cada um assine no presente que se dispõe a dar. Com a lista em mãos, faça os convites e escreva o presente que a pessoa assinou como forma de "lembrá-lo" do presente que ele escolheu. Isso evita aquele problema de presentes repetidos e idas às lojas para trocá-los. Até porque se é um chá de casa nova vocês já devem ter muita coisa que não precisam não é!? Hoje em dia se usa muito deixar as listas em uma única loja para que o convidado vá até a loja e assine na lista o que ainda não foi comprado e compre lá mesmo, isso facilita bastante no caso de trocas. Fiz isso no meu chá de bebê e te garanto que deu certo! Boa sorte para vocês e tudo de bom!

Douglas & Kelly Alves disse...

Olá,entao me casei a 2 anos e meio,e fiz um cha de cozinha na epoca,mas continuei morando com meus pais,e agora compramos nossa casa,seria deselegante fazer um cha de casa nova?Ate pq tenho q compra tudo novo casa nova tudo novo ,né?!Rs.
Me ajude não sei se vai ser chato ou uma forma de ter a visita de todos e uma ajudinha tambe ne...
Bjuh!!!

KarinneMotta disse...

Olá Kelly... de jeito nenhum!
É muito bacana que você faça um Chá de Casa Nova pois um novo lar pede mesmo tudo novinho mas muita atenção nesta hora, ponha nos convites "Chá de Casa Nova", pois um segundo Chá de Panela pode não soar bem se os convidados forem os mesmos, principalmente porque você continuou morando com seus pais. Naquela ocasião o ideal seria fazer um "Chá de Lingerie", por exemplo!
Mas calma, você não cometeu um crime e quando se fala de família e amigos que são normalmente os convidados deste tipo de evento podemos relaxar um pouco e contar com a compreensão e o carinho deles.
Então vamos lá:
Faça uma lista do que você realmente precisa e não peça presentes muito caros, pois seus convidados já te deram um presente a 2 anos e meio atrás, lembra!? Se os convidados forem muuuito próximos, mas próximos mesmo, pode até pedir que tragam cada um uma bebida ou algum petisco para que você não gaste tanto com o evento, afinal, casa nova gera um gasto considerável!
Mandei por email pra você algumas sugestões de convites e lembrancinhas para vc oferecer no dia. Entre as lembrancinhas tem sachês de chá personalizados, bloquinhos de lista de compras, bisnaguinhas de brigadeiro, latinhas de jujuba, colherzinhas de pau, etc!
No mais, espero que seja um dia bem alegre e que vocês sejam muito felizes na nova casa! Depois me diga se correu tudo bem!
Bjoss!

Apary Cerimonial e Eventos disse...

ficou muito bom. as dicas são otimas.

Apary Cerimonial e Eventos disse...

Adoreia
as dicas.
Parabens