domingo, 5 de fevereiro de 2012

A Tal Caixa de Gordura!

     Ai, ai... depois de um mês de férias e muitos passeios tudo que eu queria era uns dias de descanso antes de voltar a trabalhar, mas quem não tem uma ajudante em casa sofre. Após limpar todo o apartamento e deixar minha cozinha tinindo de limpa descobri uma água correndo debaixo da pia e um cheirinho de esgoto. Putz... o cano! Aí me dei conta que a água da pia tava descendo mais lentamente que o normal quando lavei a louça. Me contorci toda debaixo dela pra achar o vazamento e nada. Caramba, de onde vem essa água!?
     Tive então que retirar todas as gavetas e praticamente desmontar o gabinete. Lá está! A bendita caixa de gordura que eu sabia que existia, mas nunca tinha sido apresentada à ela. Era ela, a danada que estava a jorrar água na minha cozinha! Serviço pro maridão hein! Mas afinal... o que é e qual a função da chamada Caixa de Gordura?
     Veja bem, a caixa de gordura é uma caixa normalmente feita de PVC (a minha é!) localizada próximo a pia da cozinha e sua função é reter a gordura proveniente da lavagem da louça evitando que ela caia na rede de esgoto. Veja no esquema abaixo como ela funciona:




Na caixa há uma quantidade pré-determinada de água, que serve como "filtro" da água gordurosa que vem da pia da cozinha e da máquina de lavar louças. Esse líquido oleoso entra pelo ralo da pia, cai na água que já está no dispositivo e sai pelo lado oposto, sem a gordura. Como a gordura não se mistura com a água ela boia na superfície da caixa e portanto a água segue pelo encanamento sem o excesso de gordura que forma uma camada que vai se acumulando com o tempo (camada amarela no esquema acima). Se essa gordura não for retirada periodicamente pode ocorrer o transbordamento desta caixa, como aconteceu aqui em casa ou pode acontecer só de a água da pia demorar a escoar, ou a água voltar pelo ralo e a exalação de mau cheiro na sua cozinha.
A recomendação dos engenheiros é que se faça a limpeza da Caixa de gordura a cada 6 meses para casas e a cada 3 para apartamentos, mas é claro que eu não sabia disso!
O ideal é que se contacte uma empresa especializada para que realize essa limpeza, mas meu lema é sempre o de que a gente pode economizar pedindo com jeitinho o marido para fazer os serviços domésticos ou a gente mesmo fazer, neste caso, este post vai te ensinar como fazer esse servicinho sujo você mesmo.


Limpando a Caixa de Gordura

- Primeiro localize a dita cuja. Se for apartamento provavelmente vai estar debaixo da pia, se for casa pode estar do lado de fora mas sempre perto da cozinha; 


- Retire a tampa (não se assuste, é horrível mesmo e o cheiro insuportável!);


- Forre um balde com uma sacola de plástico bem resistente, (se achar necessário ponha duas, três sacolas) como se fosse uma lixeira mesmo, é para aparar a sujeira que você vai tirar da caixa;


- Com uma luva de borracha vá retirando com a mão mesmo toda a camada de gordura que estiver por cima e nas paredes da caixa até que sobre apenas ou praticamente só água e jogue na sacola. Quando terminar, amarre bem o saco e descarte. N-U-N-C-A jogue de novo na rede de esgoto, como no vaso sanitário, por exemplo, senão seu trabalho foi em vão.


- Para terminar o processo jogue dentro da caixa cerca de 200g de sabão em pó e 2 ou 3 litros de água fervente. Algumas pessoas sugerem soda cáustica ( cuidado nunca é demais, ela é altamente corrosiva e muito perigosa, tire as crianças e os animais domésticos de perto se preferir usá-la!). Eu tenho um receio da Soda pois aprendi que a mistura de soda cáustica, gordura e água quente forma o sabão... rsrsrs... se alguém testar com ela me fala no que deu! Nós usamos o sabão mesmo e resolveu bem o problema!


- Por fim é só recolocar a tampa e limpar a sujeira em volta. Se quiser, deixe de um dia para o outro sem utilizar as torneiras para a mistura agir melhor.


- Pronto, a água da minha pia está escoando na velocidade da luz, rsrs, nada de vazamento e mau cheiro e meu maridinho merece um beijinho especial!


     Bom mesmo é você se prevenir. Se tomarmos cuidados básicos e tomarmos isso como hábito, podemos adiar este procedimento. Coisas simples como não deixar cair restos de comida na pia podem fazer toda a diferença, pois, com o passar do tempo a gordura vai se impregnando nas paredes dos canos e algumas vezes pode reter algum resíduo de alimento. É como as veias do coração, a gordura vai acumulando podendo obstruir totalmente a passagem entupindo de vez a sua pia. De vez em quando é bom, antes de dormir, jogar no ralo da pia 2 litros de água fervente com um pouco de detergente ou sabão em pó e só utilizar a pia no dia seguinte (o cano resiste, pode confiar!).
          Outras dicas que dou é não jogar borra de café e passar papel toalha na louça engordurada. Isso evita que essa gordura vá para o encanamento e facilita a lavagem e economiza água. Como sabem, sou adepta da economia doméstica, neste caso, tenho na cozinha um rolinho de papel higiênico só pra isso, é beeem mais barato e faz o mesmo efeito! 
     Existem em casas especializadas bactérias que "comem" a gordura e pode ser utilizado periodicamente. São vendidas em forma de farelo seco embaladas em potes plásticos. Nunca usei, mas pode funcionar! Sigam essas dicas e tenham uma Caixa de Gordura sem gordura por um bom tempo!


Mãos à obra! Boa sorte a todos!
bjo, bjo!

5 comentários:

Alan Assunção disse...

Sobre o produto para limpar a caixa dde gordura, utiliza-se cloro misturado na agua (Garrafa pet com 1 litro serve).

Fica a dica!

Alan Assunção
Super Marido
Unidade Alagoinhas/Ba

Larissa disse...

Oi Karinne, moro em casa tbm e pela primeira vez to tendo que limpar isso...aff.
Comprei soda mas não usei pq tenho medo...já imaginei várias cenas na minha cabeça...kkk. Quero encontrar esses produtinhos biodegradadores..que comem a gordura, mas tá dificil viu...vou continuar procurando e quando encontrar, te falo...li que são muito bons e não poluem...adorei seu post..seu maridão merece um mimo mesmo..se eu pedir pro meu acho q ele me xinga...kkkkk

Valeu, bjaum

KarinneMotta disse...

Valeu pela dica Alan, muito obrigada!
Larissa, é um serviço sujo literalmente... o mal cheiro é terrível, mas é um mal necessário. De vez em quando eu sentia um cheiro de esgoto na cozinha e nunca achava de onde vinha. Quando descobri o detalhe da caixa de gordura ela já estava num estado lastimável... kkkkk...
Caso não tenha coragem de fazer você mesma ( o que é totalmente compreensível!) pode chamar um bombeiro hidráulico ou um profissional especializado pra fazer, caso seu marido não tenha a disposição que o meu teve, mas só uma coisinha: põe ELE pra pagar o serviço... kkk...
Ahh, a soda é um produto perigoso mas só requer uma luva de borracha e um pouco de cuidado. Pode usar que o resultado também é bom com ela. Obrigada por prestigiar o meu blog, volte sempre. Bjss

Quel Fernandes disse...

Oie!! Minha nossa passei por isso ontem ...a noite lavando a louça a agua começou a voltar pelo cano...aff meu esposo veio olhar e disse q alguma coisa estava no cano masss q so olharia no dia seguinte...era quase 10 horas da noite ja e ele tinha vindo do dentista..rs....minha mae ( o mulher de Deus!!) veio me ajudar,pois nunca vi uma mulher tao sabia,,rs..pois bem abrimos a caixa de gordura e aparentemente estava tudo normal...ai ela fuçou la e tirou o joelho q tem no cano da caixa d gordura...e la vimos uma parte do problema,cano totalmente obstruido com gordura....ai ela me mandou fever agua....jogou dentro da pia detergente....e logo jogou a agua fevendo...meu pai amado...nunca vi um negocio dakele...crostas e mais crostas de gordura na espessura do cano foram saindo...pensa ne joguei umas dez vezes agua fervendo.rsrs...moro a 3 anos e nunca havia acontecido nada e eu nem sabia q devia ser limpo isso..hehe masss agora eu sei;;;;e farei como a amiga disse: todo dia agua fevendo com detergente,,,,e olha q eu nao jogo nda de resto de comida na pia...sou chata qto a isso....mas vamos q vamos...aprendendo a cada dia...graças a DEUS pela minha mae...heheh bjusss

KarinneMotta disse...

É um sufoco não é Quel??? Rsrsrsr... mas no fim tudo acaba bem. Só precisa dar manutenção de vez em quando! Tudo de bom pra vc! Bjossss